As Vozes

O segundo volume do estudo “Avaliação e monitorização dos impactos da pandemia, e suas representações sociais” apresenta as vozes e os discursos sobre a crise Covid-19.

O segundo volume do estudo “Avaliação e monitorização dos impactos da pandemia, e suas representações sociais” apresenta as vozes e os discursos sobre a crise Covid-19.

O que pensávamos em 2021

Este volume inicia com a análise e interpretação do conteúdo de atividades realizadas durante a crise Covid-19, nomeadamente durante os confinamentos, e que agora permitem aceder ao discurso direto durante aquele período de tempo. Tal conteúdo foi produzido pelo projeto UBUNTU no Bairro, implementado pelo IPAV em Vila Nova de Gaia. De tais atividades destacam-se:

  • Museu UBUNTU - Coleção Líderes Servidores | Foram incluídas 26 entrevistas de Líderes Servidores, representantes de organizações da sociedade civil, formadas por coletividades (sociais, culturais, desportivas, entre outras), bem como representantes de duas escolas públicas de Vila Nova de Gaia. Cada Líder Servidor partilhou a sua motivação para servir, a vontade de participar e contribuir ativamente para a sua comunidade e, num ponto de especial atenção para o presente estudo, a sua perspetiva sobre ser comunidade, num tempo de ruturas e isolamento social. A diversidade das narrativas, histórias, perspetivas e experiências individuais desta coleção reuniu importantes contributos para o entendimento de como decorreu a vida, as relações, o trabalho nas associações, nas escolas e em outros espaços e contextos, à luz da realidade e dos desafios que se viviam à época.
  • “À conversa com...” | Estas foram conversas online com personalidades gaienses de renome, focadas em estratégias para vencer a crise Covid-19, nomeadamente através da arte, fé, educação e cultura. As conversas foram realizadas em junho e julho de 2020, com o Padre Jorge Duarte (pároco de Mafamude), o Dr. Fernando Fraga (responsável pelos processos de inovação da instituição Acredita Portugal), o Professor Paulo Mota (Diretor da Escola Secundária de Almeida Garrett), a Dra. Alzira Moreira (responsável pela Sala de Leitura Geral da Biblioteca Municipal de Gaia) e os músicos Edmundo Silva, conhecido como Mundo Segundo e o Nuno Carneiro, conhecido como Ace, ambos representantes da cena Hip Hop gaiense.
  • Oficina Pequenos Grande Líderes | Refere-se a um conjunto de entrevistas, escritas, com perguntas fechadas, feitas pelos/as alunos/as aos seus avós, realizadas no período de maio de 2021 a junho de 2021. Foram produzidas um total de 100 entrevistas escritas, que reúnem conteúdos sobre solidão, bem como relatos sobre as suas rotinas e formas de combater a solidão. Tal conteúdo serviu de material de análise do presente estudo, uma vez que as entrevistas foram realizadas no período da crise Covid-19, precisamente esse recorte temporal corresponde ao período no qual o país se encontrava em situação de calamidade. Assim, estes materiais adicionam importantes relatos e considerações sobre o tema do isolamento e solidão na Terceira Idade.

Este conteúdo permite aceder às evidências e relatos recolhidos no momento da crise Covid-19, valorizando, assim, a experiência vivida, e não nos limitando a relatos que se referem à memória desse período.

Conversas cruzadas sobre Covid

Segue-se a expressão atual de representantes de instituições e da comunidade gaiense sobre diversos temas que marcaram a crise Covid-19, motivada por uma galeria criada especialmente para este fim e que foi itinerante no território de Gaia.

Nesta galeria de estímulos, os participantes foram convidados a visitar uma sala ampla como se de uma galeria de arte se tratasse. Esta ergonomia ativa favoreceu o empenho e concentração dos entrevistados nos temas em discussão, permitindo uma comunicação multidimensional entre participantes e com o moderador.

Foram ouvidos 60 participantes, evocando a memória da crise Covid-19.

Um olhar sobre o discurso mediático

Por último, a análise do discurso mediático, através da produção noticiosa do Jornal de Notícias (parceiro deste estudo), comunicados da Câmara Municipal de Gaia e newsletters do ACES Espinho/Gaia.